O Atalaia recorda-se de quando a Revista Adventista (RA) publicava artigos excelentes e destemidos. Um deles, escrito pelo Dr. Alberto R. Timm, intitulava-se: Preparo para o batismo: um assunto sério. O subtítulo é esclarecedor e dispensa comentários: "O devido preparo para o batismo contribui para a preservação de nossa identidade denominacional."
Acostumados como estamos com batismos "lava rápido", precisamos refletir profundamente sobre esse assunto. Duvide de pastores e membros que advogam o "amor" para justificar o bastimo de qualquer um. Não se engane: HÁ PASTORES QUE CHEGAM A FRAUDAR FICHAS BATISMAIS para alcançarem os alvos estabelecidos pelas suas Uniões. O Atalaia soube disso não por meio de qualquer crítico leviano, mas pelo artigo do respeitado historiador da Igreja George Knight (leia em: Knight's Law, mais especificamente na seção "Keeping leadership eyes on the goal"). Logo, batizar candidatos despreparados é o de menos para tais pastores inescrupulosos. Eles só agem desta forma, contudo, porque não são confrontados por atalaias de verdade.
Para finalizar, voltemos ao artigo de Alberto Timm. O eminente teólogo brasileiro destrói uma das falácias mais difundidas para justificar os batismos em "escala industrial":
CERTAS EXPERIÊNCIAS DO NOVO TESTAMENTO (ver Atos 2:1-41; 8:26-38; 9:1-38; 10:1-48; 16:13-15, 19-33; 18:8; 19: 1-5) PARECEM SUGERIR, à primeira vista, QUE A ÚNICA CONDIÇÃO PARA UMA PESSOA SER BATIZADA É CRER EM CRISTO. Essa poderia ser a realidade, se vivêssemos nos dias dos apóstolos e nossa missão fosse pregar aos judeus da época ou às pessoas já familiarizadas de alguma forma com os ensinos do judaísmo. Nesse caso, nossa missão básica se restringiria a levar os interessados a aceitar a Jesus de Nazaré como o prometido Messias.
Não devemos nos esquecer, porém, de que os tempos mudaram significativamente, e que no mosaico religioso (e mesmo cristão) de nossos dias os interessados têm 'muito que aprender e muito que desaprender, E ISSO LEVA TEMPO.' RA, junho de 1997, p. 9. Destaques acrescentados.
Respeitado até mesmo entre os detratores da Igreja, o Dr. Timm deixa claro, nesse e em outros artigos, que uma das principais causas da apostasia na IASD atual é o fraco preparo dos candidatos ao batismo. Muitos dos novos conversos encaram a Igreja Remanescente como apenas mais uma igreja cujos membros se distinguem vagamente dos demais evangélicos por guardar o sábado e ter princípios dietéticos. Ora, o fim se aproxima. Façamos a nossa parte para mudar essa triste realidade.
Olá, quero muito ler o artigo da RA, mas não estou conseguindo abrir a primeira página, fala que a pasta "Revista Adventista" não existe, poderia me ajudar?
ResponderExcluirAgradecemos o seu contato, Emily. Testamos os links do artigo (que estão no 1º parágrafo), e está tudo ok. Caso ainda tenha dificuldades, escreva-nos que lhe enviaremos os arquivos (use o formulário de contato ao lado). Deus a abençoe.
ResponderExcluirAgora consegui! Muito obrigada. Que Deus te abençoe também.
ResponderExcluir