sábado, 9 de abril de 2016

ADVENTISMO NEOPENTECOSTAL




Observe as fotos acima. Responda rápido: você duvidaria se alguém lhe dissesse que foram tiradas num show mundano? Bem, de certo modo é esse o caso, só que o mundanismo recebeu o selo da Gravadora Novo Tempo. A primeira foto data de 2012, quando foi gravado o CD/DVD  Adoradores; a que está abaixo foi tirada em 2015, e é do mesmo grupo.

Como alertamos ontem, satanás está minando o arraial adventista através da música. Conhecida por produzir belas e inspiradoras composições musicais, a IASD no Brasil tem transigido com um estilo de louvor congregacional neopentecostal. Em DVDs como Toque minhas mãos (2005), Salmos (2011) e Adoradores (2013), e no CD A Promessa (2012), as canções possuem uma estrutura que remete aos padrões musicais e líricos de grupos neopentecostais. Exemplos deste estilo são o Ministério Diante do Trono ou o grupo Hillsong (cf. a tese doutoral de Joêzer Mendonça). 

É evidente que nesses DVDs e CDs "adventistas" nem todos os elementos do louvor pentecostal estão presentes (como, por exemplo, a glossolalia). Mas, da forma como a degradação avança, O Atalaia teme sobre o que o futuro nos reserva (leiam o tópico "A música torna-se um laço" no livro Eventos Finais, p. 159).

Encerramos com uma nota sobre a música tema do louvor jovem do ano passado:


Observe como a ênfase rítmica está cada vez mais intensa nas produções musicais do Ministério Jovem da DSA. Há um marcante contraste com as coletâneas de louvor jovem da década de 1990. Seria apenas uma modernização inofensiva? Ou estamos contemplando o cumprimento da profecia de Eventos Finais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário