Para o final desta tarde, espera-se que os deputados que compõem a Assembleia da República (ou Parlamento), aqui em Portugal, votem se aprovam ou não uma lei permitindo a prática da eutanásia, ou seja, do ato intencional de proporcionar a alguém uma morte indolor para aliviar o sofrimento causado por uma doença incurável ou dolorosa, morte essa geralmente realizada a pedido da pessoa doente.
O que é que a eutanásia tem a ver - perguntarão alguns de vós - com "técnicas de manipulação mental das massas"?
O que é que a eutanásia tem a ver - perguntarão alguns de vós - com "técnicas de manipulação mental das massas"?
Há muitas e variadas técnicas de manipulação mental. Ainda me recordo bem que, quando eu era aluno da Faculdade de Psicologia, uma colega (brasileira), manifestando alguma inquietação, me fazia refletir: "Já imaginaste, Paulo, o poder que um dia nós, como psicólogos, teremos de manipular a mente das pessoas?" Essa pergunta ficou "a trabalhar" na minha mente por dias, semanas e meses, sendo uma das razões (mas não a única!) que me levou a desistir de estudar psicologia, ao fim de 4 anos na Faculdade.
Uma vez um professor contou-nos uma "simples" técnica que pode ser empregue com bastante sucesso: um empresário tem uma empresa com um determinado números de colaboradores (ou empregados), mas pretende despedir alguns dentre eles. Não sabendo como lidar com esse assunto sensível, ele contrata os serviços de um psicólogo, que pode pôr "em andamento" a seguinte técnica: vai a essa empresa e distribui entre TODOS os empregados uma folha com um inquérito (que pode ou não conter perguntas adicionais, para "mascarar" a PERGUNTA ESSENCIAL, que é a seguinte): liste o nome de 5, 10, 15 ou 20 colegas de trabalho (segundo o número de pessoas que esse empresário pretende despedir da sua empresa), com quem MAIS gosta de trabalhar e com quem MENOS gosta de trabalhar. A lista das pessoas com quem MAIS se gosta de trabalhar NÃO SERVE PARA NADA, é apenas para que o "enfeite" do inquérito fique mais "bonito". O verdadeiro objetivo desse inquérito, independentemente do número de perguntas que possa conter, é CONHECER as pessoas MENOS DESEJÁVEIS nessa empresa! Depois de recolher todos os inquéritos, o psicólogo só tem que fazer o cruzamento dos dados (recolhidos desses inquéritos) para IDENTIFICAR QUEM SÃO as pessoas com quem os colegas de trabalho menos gostam de trabalhar. Identificadas essas pessoas, publicita-se essa lista, na empresa em questão, e assim TODOS ficam a saber QUEM SÃO as pessoas menos desejáveis naquela empresa, incluindo esses mesmos que foram identificados como "indesejáveis"! A partir daí o TEMPO encarrega-se de fazer "o resto": as pessoas que foram identificadas como "indesejáveis" começam a sentir-se mal, não amadas ou apreciadas, e esse sentimento, à medida que vai crescendo, vai tornando essas pessoas menos atentas àquilo que fazem, e o seu próprio desempenho laboral só parece "CONFIRMAR" aquilo que o psicólogo identificou com o seu teste "científico"! Por outro lado, aqueles que não foram identificados como "indesejáveis" vão tender a olhar e a relacionar-se com os seus colegas "indesejáveis" de forma cada vez mais fria e distante, até pensando consigo próprias: afinal eu tinha razão em não gostar de tal ou tais pessoas, pois outros colegas também não as apreciam! Ao fim de algum tempo o ambiente torna-se tão frio, indiferente e até hostil para com os "indesejáveis", que estes, por sua vez, não suportando mais esse ambiente, acabam por se despedir, eles próprios, da empresa, e o patrão pode apenas manifestar uma "grande compreensão" por aquela pessoa que tem sido tão mal tratada pelos seus colegas, que apenas lhe faz "o favor" de aceitar o seu despedimento.
Pergunto: como é que cada um de vós CLASSIFICARIA tal técnica empregue pelo psicólogo? Como algo "limpo", legítimo e "científico", ou como algo terrivelmente perverso em si mesmo, baseado na mentira e em técnicas de manipulação mental? Para bom entendedor...
Mas não se espantem demasiado com este exemplo que acabei de mencionar, pois ALGO SEMELHANTE OU BEM PIOR está a ser feito nas sociedades em que vivemos, neste mundo. PLANOS ABSOLUTAMENTE DIABÓLICOS são inventados ou postos em ação, com O ÚNICO OBJETIVO de orientar, manipular, condicionar A MENTE de MILHÕES, senão mesmo de BILIÕES de pessoas! Mas, perguntarão: quem é que está POR DETRÁS dessa "engenharia" manipulativa da mente de TANTA GENTE? RESPOSTA: O DIABO - que, como Jesus referiu, "é mentiroso e pai da mentira" e, como tal, "quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio" (João 8:44).
Por exemplo, quando se pretende destruir duas pessoas, dois grupos, duas nações, a "técnica" é "simples": encontrar algo que possa dividir essas pessoas, grupos ou nações, excitando quer um lado, quer o outro, para que assim essas pessoas, grupos ou nações entrem em CONFLITO uns com os outros e eventualmente se DESTRUAM MUTUAMENTE! "Simples" e "perfeito" (tenham atenção às aspas, POR FAVOR!). Essa mesma técnica é empregue quando se pretende destruir VALORES MORAIS e/ou ESPIRITUAIS. Encontram-se situações ONDE, aparentemente ou não, esses VALORES estejam em OPOSIÇÃO UM CONTRA O OUTRO, colocam-se as pessoas a defender um OU o outro VALOR, e o resultado final poderá ser, eventualmente, a DESTRUIÇÃO DE AMBOS OS VALORES.
No caso mencionado no início deste post, COLOCAM-SE EM CONFRONTO DOIS GRANDES VALORES MORAIS: O VALOR DA VIDA E O VALOR DA LIBERDADE. Depois, os que são a favor do VALOR MORAL DA VIDA opor-se-ão ao aborto e à eutanásia, ao passo que os que são a favor do VALOR MORAL DA LIBERDADE - ambos dados pelo nosso CRIADOR - serão a favor do aborto e da eutanásia, alegando que CADA UM, INDIVIDUALMENTE, tem direito a ESCOLHER o que pretende fazer do "seu" embrião ou feto, ou mesmo da "sua" própria vida (na verdade, NENHUM DE NÓS é dono de si mesmo, mas apenas somos MORDOMOS do que o nosso Criador nos deu ou dotou)! O resultado? A causa de Deus sairá SEMPRE A PERDER, pois caso ganhe uma ou a outra opção, um VALOR MORAL DE ORIGEM DIVINA foi colocado em causa e será, doravante, "espezinhado a pés juntos"! E o diabo fica a rir-se, enquanto vê as pessoas, grupos, sociedades ou nações inteiras, irem um passo ou um nível mais para baixo na "escala" da imoralidade! Dá, então, para compreender, QUEM está, realmente, por detrás destes "debates na sociedade" e QUAL o objetivo pretendido? A DESMORALIZAÇÃO CONTÍNUA da sociedade e das pessoas...
Tais técnicas de MANIPULAÇÃO MENTAL não são, infelizmente, postas em execução apenas entre os gentios, mas elas também acontecem no seio do próprio povo remanescente do SENHOR. Como assim? - perguntarão alguns de vós, com um misto de curiosidade. É "simples": define-se de FORMA ERRADA um determinado conceito ou doutrina - CONVÉM fazê-lo, para se conseguir o OBJETIVO PRETENDIDO! - depois "carrega-se" esse conceito com uma forte carga negativa - o que não é difícil conseguir, pois como esse conceito foi erroneamente definido, contém erros que podem ser facilmente "desmontados". Depois tenta-se "colar" esse conceito a determinadas pessoas - com que objetivo? - a fim de as desvalorizar ou colocar sobre elas um "rótulo" que fará com que TUDO o que elas possam dizer seja considerado ERRADO ou INDIGNO de consideração. E, desta forma, pessoas que até podem ser SINCERAS e HONESTAS, carregam sobre si um FALSO PRECONCEITO - que foi, propositadamente colocado em cima delas - para as OSTRACIZAR da sociedade ou mesmo da Igreja!
Amigos, Jesus PREVIU tudo isto, pois Ele conhece MUITO BEM o diabo e as suas maquiavélicas técnicas de manipulação mental. Por isso, Ele afirmou:
"Bem-aventurados sois quando, POR MINHA CAUSA, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, MENTINDO, DISSEREM TODO O MAL CONTRA VÓS. Regozijai-vos e exultai [NÃO por serdes injuriados, perseguidos ou alvo de mentiras, MAS PORQUÊ?] PORQUE É GRANDE O VOSSO GALARDÃO NOS CÉUS; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós." (Mateus 5:11-12; minha ênfase em maíusculas).
Recordem-se igualmente destas palavras de Jesus: "Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas." (Lucas 6:26).
"Amados, NÃO ESTRANHEIS O FOGO ARDENTE QUE SURGE NO MEIO DE VÓS, DESTINADO A PROVAR-VOS, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, ALEGRAI-VOS na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação da Sua glória, vos alegreis exultando. Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, BEM-AVENTURADOS SOIS, PORQUE SOBRE VÓS REPOUSA O ESPÍRITO DA GLÓRIA E DE DEUS. Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; mas, SE SOFRER COMO CRISTÃO, NÃO SE ENVERGONHE DISSO; antes, glorifique a Deus com esse nome. Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador? Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem." (1 Pedro 4:12-19; minha ênfase em maiúsculas).
Pr. Paulo Cordeiro. Texto publicado hoje (29/05/2018), no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário