sexta-feira, 22 de junho de 2018

COMO ME LIVREI DAS MÚSICAS SECULARES

Certa vez eu tentei parar de ouvir músicas seculares. Sabia muito bem que devia fazê-lo. Assim, preparei uma playlist com músicas adventistas que apreciava. Eu as ouvi durante um mês, mas acabei voltando a ouvir músicas seculares. Passado algum tempo, eu decidi tentar de novo. Precisava me livrar da maldição das músicas do mundo.

Determinada a iniciar uma genuína reforma musical, passei a ouvir apenas louvores do Hinário Adventista do Sétimo Dia. Felizmente, surtiu efeito. Libertei-me da tentação de voltar a ouvir músicas mundanas.

Após essa experiência, eu refleti e fiquei indignada porque havia fracassado na primeira tentativa. Não devia ter sido assim... Afinal, por quê músicas gravadas por adventistas, e promovidas pelos pastores e pela Rede Novo Tempo, aguçam a tentação pela música secular? Há algo muito errado nisso tudo. Todos os cânticos produzidos pelos nossos irmãos e pela nossa gravadora deveriam nos levar para longe das tentações.

Uma vez que já estava "blindada" pelo Espírito Santo, eu decidi fazer uma experiência. Na manhã de hoje, eu revisitei o repertório das produções adventistas que têm o selo da gravadora Novo Tempo. Algumas delas, no passado, até me emocionavam. Agora, no entanto, como é revoltante perceber quantos erros elas contêm! Algumas dessas composições musicais sequer fazem menção a Deus, ou só falam dELE uma vez, como que para cumprir um protocolo. Definitivamente, não são louvores - referem-se apenas à própria experiência da pessoa que canta.

Portanto, querido irmão e querida irmã, considere essa minha experiência se você também está lutando contra a tentação musical. Existe um manancial de bençãos em nosso hinário, e a sua vida espiritual sairá fortalecida após se voltar para ele. Por outro lado, você sempre estará sujeito a cair se for indulgente para com o "estrépito" da música cristã contemporânea.
Adriane Figueiredo

Nota do editor: A Adriane não é a única que teve sua tentação pelas músicas seculares aguçada ao ouvir as músicas lançadas pela Novo Tempo. A professora Paula Marisa, youtuber e agora ex-adventista, precisou parar de frequentar a igreja para livrar-se da tentação. E ela chegou a confessar que, ir à igreja e ouvir músicas mundanas com um verniz de cristianismo era como forçar um ex-alcoólatra a assistir pessoas se embriagarem. Lamentamos que a Paula tenha abandonado a igreja, mas reconhecemos o quão grave é esse problema.

Para finalizar, deixaremos apenas uma amostra de música promovida por líderes da igreja e que não cita, sequer uma vez, o nome de Deus. Além de antropocêntrica, a música é um tanto mística, como sugere seu título: MEU SOL.  

Um comentário: