sexta-feira, 12 de agosto de 2016

O VALOR DOS PIONEIROS RUSSOS


"Quando penso na 'obra altruísta de cristãos do passado', minha mente se volta para os pioneiros adventistas russos Henry Loebsack, Michael Demidov, Yan Wilson, Grigory Grigoryev, Pavel Swiridoff, Pavel Pilch e, é claro, meus pais, Peter e Maria Kulakov.

DESAFIANDO O PERIGO, ESSES PIONEIROS, SEM HESITAR, COLOCARAM OS INTERESSES DIVINOS EM PRIMEIRO LUGAR EM SUA VIDA. Seu único objetivo - impossível de ser desarraigado do coração - era claro: proclamar a última mensagem de convite e advertências misericordiosas no grande território da Rússia, intimando as pessoas a se encontrarem com o Salvador nos ares. (...)

Esses pioneiros eram de uma espécie forte. O PENSAMENTO DE UM DIA DE FOLGA NA SEMANA OU MESMO DE FÉRIAS NÃO PASSAVA PELA CABEÇA DELES. Na verdade, quando me lembro deles, nos dias de hoje, vejo que em alguns casos eles podem ter ido a extremos no zelo de disseminar as três mensagens angélicas. Por exemplo, Henry Loebsack, que liderou o movimento adventista na Rússia até 1934, normalmente verbalizava suas fortes suspeitas de que qualquer pregador acima do peso, numa época em que os pastores precisavam caminhar muito, não era diligente o bastante para procurar interessados e visitar os membros. (...)

OS PREGADORES DAQUELES DIAS NÃO ERAM PROPRIETÁRIOS DE CASAS. VIVIAM EM MODESTOS APARTAMENTOS ALUGADOS, OS QUAIS SEMPRE SE ENCONTRAVAM ABERTOS A CONVIDADOS (...). Os adventistas, naquela época, nunca ficavam em hotéis. Eles sabiam que todo pastor abriria as portas de sua casa para oferecer abrigo e até mesmo roupas quentes para dormir, caso não houvesse cobertores extras.

ESSE ESPÍRITO, ACREDITO EU, FOI O MOTIVO PARA O CRESCIMENTO NOTÁVEL DA IGREJA DURANTE AQUELES TEMPOS DIFÍCEIS."

KULAKOV, Mikhail P. & SCHURCH, Maylan. Ainda que Caiam os Céus - A dramática história de um pastor que sobreviveu ao regime soviético. Tatuí, São Paulo: CPB, 2010, pp. 214-215.

Nenhum comentário:

Postar um comentário