Num artigo intitulado A Apostasia Ômega, publicado na revista Ministry de outubro de 1977, o falecido pastor Robert Pierson, apresentou-nos antecipadamente como seria a apostasia ômega. Aqui estão enumerados dez pontos retirados do livro Mensagens Escolhidas, vol. 1, pp. 193-206:
1. "Os princípios da verdade que Deus em Sua sabedoria deu à Igreja Remanescente seriam alterados."
2: Anulariam "a verdade de origem divina."
3: "Nossa religião seria alterada."
4: "O Sábado seria naturalmente menosprezado, como também o Deus que o criou."
5: Supor-se-ia "que uma grande reforma devia efetuar-se entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistia em renunciar ás doutrinas que se erguem como pilares da nossa fé."
6: "Introduzir-se-ia um sistema de filosofia intelectual."
7 :Tratar-se-ia de debilitar a pregação do segundo advento, ensinando "que as cenas que estão justamente à nossa frente não são de importância suficiente para que se lhes dê atenção especial."
8: "Escrever-se-iam livros de ordem diferente."
9: "Estabelecer-se-ia uma nova organização."
10."Coisa alguma se permitiria opor-se ao novo movimento."
Necessitamos estudar estes dez pontos cuidadosamente,porque a cada dia que passa, estão-se tornado mais evidentes na igreja.Temos uma filosofia intelectual que tem estado a fazer incursões no nosso sistema educacional e agora está sendo escutada de muitos dos nosso púlpitos. O Pr. M. L Andreasen, na última etapa da década dos anos de 1950, a chamou "A Nova Teologia". De fato, é na realidade uma velha teologia - doutrina calvinista que sustem que os mandamentos não podem ser guardados na perfeição, que todas as debilidades para o pecado, herdadas e cultivadas não podem ser vencidas até que Cristo venha. Ver 1 João 3.6-9, O Desejado de Todas as Nações, p. 363-364, Testimonies, vol 1, p. 144.
Para fortalecer a sua posição, alguns partidários do calvinismo, adotaram a posição agostiniana de que Cristo tomou a natureza humana antes da queda, o qual o fazia um perfeito observador da lei, mas criando a desculpa para o homem caído de que Cristo era diferente de nós e portanto não podia ser nosso exemplo, somente nosso substituto.
Logicamente, se seguimos este conceito de causa e efeito, isto faz que a justificação forense seja tudo, minimizando a santificação e o desenvolvimento do carácter e apresentando a expiação como efetuada completamente na cruz. Suprime a necessidade de um santuário e elimina a importância da data de 1844 e a necessidade de uma Igreja Remanescente.
Também diminui o significado do Sábado do sétimo dia, o qual se converte no selo de Deus, depois do encerramento da graça. A transgressão do Sábado e a irreverência na Casa de Deus poderiam ser um dos pecados maiores na Igreja atualmente. Muito poucos adventistas do sétimo dia guardam o Sábado de acordo com Isaías 58:13-14.
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