domingo, 16 de julho de 2017

O MAL CRÔNICO DA TEOLOGIA

Infelizmente, não é só a teologia liberal que é um perigo...

Certa vez, enquanto eu era estudante de teologia na Faculdade Adventista de Teologia, do Instituto (hoje Campus) Adventista do Salève, em Collonges-sous-Salève, França, um dos meus professores de teologia (já falecido no início de 2003), um homem de nacionalidade suíça, com uma longa e vastíssima experiência no ministério pastoral, no ensino (foi professor em África e na Europa) e na liderança da Igreja, de nome Jean Zurcher (https://fr.wikipedia.org/wiki/Jean_Zurcher)( veja uma foto dele aqui: https://www.google.pt/search…, fez uma declaração que, não fosse o tom sério e solene com que ele a fez, eu teria julgado (erroneamente) que ele estaria a brincar connosco ou, no mínimo, a introduzir uma frase humorística no ensino que ele estava a ministrar-nos! A declaração foi esta: "O curso de teologia é o curso MAIS PERIGOSO que alguém pode fazer."! É, você leu bem! Esta foi a sua declaração, que, enquanto eu viver e tiver lucidez mental, NUNCA mais a irei esquecer!
Desde então, NADA me permitiu, até agora, confirmar que o meu ex-professor estava errado! Bem pelo contrário!
O que é a "teologia"? Bom, etimologicamente falando, a palavra deriva da combinação de duas palavras de origem grega - "theos" (Deus) + "logos" (palavra, estudo ou tratado sobre...). Portanto, a própria definição etimológica da palavra indica que A TEOLOGIA É O ESTUDO DE DEUS. Mas a GRANDE QUESTÃO que agora nos podemos legitimamente colocar é esta: COMO irá ser feito esse "estudo de Deus"? Aqui é que começa o "verdadeiro" problema, a saber, as fortíssimas divergências de opinião!
O "mal crónico" a que me refiro no título deste meu artigo/post é simplesmente este: a corrente de pensamento predominante na teologia, ou o modelo conceptual que se tornou "moda" ou que ganhou maior "estatuto" ou preeminência, é que a teologia se tornou uma coleção multifacetada ou "multicolor" de... OPINIÕES HUMANAS SOBRE DEUS! Em vez de se fazer o "estudo de Deus" indo diretamente à fonte da Revelação - a Sua Palavra - muitos emitem as SUAS PRÓPRIAS OPINIÕES SOBRE DEUS, por vezes independentemente dessas suas opiniões terem ou não o aval da Palavra de Deus.
Este NÃO É um problema novo! Ao longo de toda a história humana MUITAS e VARIADAS foram as tentativas de querer "dar uma ajuda" na compreensão da Palavra de Deus! E, quando isso acontece, de duas, uma: ou isso REALMENTE ACONTECE, ou então, a suposta "ajuda" ainda vai complicar mais a compreensão dessa Palavra, senão mesmo ANULAR a sua eficácia!
Lembram-se do que Jesus disse aos teólogos ("os fariseus e... escribas" - Marcos 7:1) da Sua época, que, por sua vez, tinham uma fortíssima influência sobre o restante povo? Disse isto (minha ênfase em maiúsculas): "E em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são PRECEITOS DE HOMENS. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a TRADIÇÃO DOS HOMENS. E disse-lhes ainda: Jeitosamente REJEITAIS O PRECEITO DE DEUS para guardardes A VOSSA PRÓPRIA TRADIÇÃO. INVALIDANDO A PALAVRA DE DEUS pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes." (Marcos 7:7-9, 13). Certamente que as "muitas outras coisas semelhantes" a que Jesus se referiu (mas que, especificamente, não mencionou) tinham um elemento em comum com o que Ele tinha acabado de referir: contribuíam para enaltecer "a tradição dos homens" e, desse modo, "invalidando a Palavra de Deus" acabavam por "[rejeitar] o preceito de Deus". A teologia, é triste dizê-lo, mas, muito frequentemente, faz isto mesmo!
Resta-nos perguntar: mas se a própria "ciência" que faz o "estudo de Deus" corre o altíssimo risco de estar corrompida, ONDE iremos nós descobrir a verdade sobre Deus? É neste ponto que CADA UM DE NÓS tem de tomar uma DECISÃO DE CRUCIAL IMPORTÂNCIA para a sua vida: tomar a FIRME RESOLUÇÃO de estudar a Palavra de Deus por si mesmo, ou melhor, em ESTREITA E ÍNTIMA COLABORAÇÃO COM O AUTOR DA MESMA. Foi esta decisão que eu "corri o risco" de tomar e de assumir, bem cedo, na minha caminhada espiritual como aluno de teologia. E, para isso, MUITO ME AJUDARAM os textos bíblicos que quero aqui partilhar convosco (minha ênfase em maiúsculas):
- "Os homens maus não entendem o que é justo, mas OS QUE BUSCAM O SENHOR ENTENDEM TUDO." (Provérbios 28:5).
Entendem QUANTO? Memorize esta expressão: ENTENDEM TUDO!!! QUEM são os que "entendem tudo"? Resposta: "os que buscam o SENHOR". Memorize igualmente este facto!
- "o qual [Deus] DESEJA que TODOS OS HOMENS SEJAM SALVOS e... [mais o quê que Deus deseja?] cheguem ao PLENO CONHECIMENTO DA VERDADE." (1 Timóteo 2:4). É então possível chegar "ao pleno conhecimento da Verdade"? Não apenas é possível, como Deus DESEJA (palavra que consta do texto bíblico!) que cheguemos a esse "pleno conhecimento da Verdade"! Não é ABSOLUTAMENTE MARAVILHOSO ter estas CERTEZAS na nossa mente? Para mim, irmãos e amigos, NÃO HÁ NADA que me dê tanta alegria, prazer e felicidade nesta vida, do que conhecer a Deus, ATRAVÉS DA SUA PLENA VERDADE! Mas, esperem aí! Ninguém precisa de me "invejar", pois cada um de vós PODE VIVER, DE FACTO, a mesma experiência que o SENHOR me tem dado a Graça de viver, desde que a Ele me entreguei de alma e coração!
- "na expectativa de que Deus lhes conceda não só O ARREPENDIMENTO PARA CONHECEREM PLENAMENTE A VERDADE," (2 Timóteo 2:25). É desejo de Deus que você, que está a ler este post, conheça "plenamente a Verdade"? Sim, disso pode ter a TOTAL e ABSOLUTA CERTEZA! Mas, à luz deste texto, COMO podemos vir a "[conhecer] plenamente a Verdade"? Vivendo um GENUÍNO "arrependimento", isto é, um arrependimento que foi concedido por Deus! Sabem que O VERDADEIRO E GENUÍNO ARREPENDIMENTO não é "fabricado" por nós, mas é algo de ORIGEM DIVINA? Este texto bíblico não deixa margem para quaisquer dúvidas: "Ou desprezas a riqueza da Sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que A BONDADE DE DEUS É QUE TE CONDUZ AO ARREPENDIMENTO?" (Romanos 2:4).
- "Quanto a vós outros, a Unção que dEle recebestes [que, de acordo com o texto de Atos 10:38 é o Espírito Santo] permanece em vós, e NÃO TENDES NECESSIDADE DE QUE ALGUÉM VOS ENSINE; mas, como A SUA UNÇÃO VOS ENSINA A RESPEITO DE TODAS AS COISAS, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nEle, como também Ela vos ensinou." (1 João 2:27). Se os verdadeiros "FILHOS DE DEUS" são "todos os que são guiados pelo Espírito de Deus" (Romanos 8:14), e se esse mesmo Espírito de Deus nos "ensina a respeito de TODAS AS COISAS", pergunto: que necessidade temos, então, de nos apoiar no ensinamento de homens falíveis, ensino esse que, como já vimos, está frequentemente corrompido?
Em suma:
- "Ele reserva A VERDADEIRA SABEDORIA PARA OS RETOS." (Provérbios 2:7).
Queridos irmãos e amigos: LIBERTEM-SE!!! EMANCIPEM-SE!!! Dependam ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE do SENHOR e do Seu divino Espírito, e Ele vos ensinará "a respeito de todas as coisas", isto é, conduzir-vos-á "ao PLENO CONHECIMENTO DA VERDADE"! E, desta forma, podereis fazer vossas as palavras do salmista:
"Os Teus mandamentos me fazem MAIS SÁBIO DO QUE OS MEUS INIMIGOS; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo. COMPREENDO MAIS DO QUE TODOS OS MEUS MESTRES, porque medito nos Teus testemunhos." (Salmo 119:98-99).
Quer algo melhor do que isto???
Para terminar: sabe por que razão o apóstolo Paulo foi "O MAIS ILUSTRE INSTRUTOR QUE O MUNDO JÁ CONHECEU, com exceção dAquele que falou como nenhum outro." (EGW, Educação, pág. 51)? Ele próprio o disse! Memorize esta pérola do conhecimento bíblico:
"Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo. Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque EU [apóstolo Paulo] NÃO O RECEBI, NEM O APRENDI DE HOMEM ALGUM, MAS MEDIANTE REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO." (Gálatas 1:10-12).
Preciso de acrescentar algo mais?
(AVISO: que nenhum de vós procure depender de mim, pois isso seria fazer EXATAMENTE O CONTRÁRIO do que este post o motiva e encoraja a fazer!)

Publicado pelo Pr. Paulo Cordeiro, no Facebook (dia 5 de julho de 2017, às 11h24). Os negritos foram acrescentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário