quinta-feira, 31 de março de 2016

'Infiltrados' no arraial: Paulo Cândido (II)



Paulo Cândido de Oliveira, que apresentamos ontem, também é (ou era) articulista da revista Conexão 2.0

No artigo Mundo novo, um dos seus últimos artigos publicados na versão online da revista, ele declarou: 

"Nos próximos meses, vou dedicar esta coluna para explicar como exercitar as disciplinas espirituais." 

Um ano antes, na mesma revista, referindo-se à prática de buscar a Deus em qualquer lugar, ele já havia escrito: 

"E esse exercício espiritual depende tanto de fé quanto de imaginação. Isso mesmo! Imaginação nos foi dada por Deus para construirmos nossos templos móveis onde podemos nos encontrar com Ele e ficar em paz, a qualquer hora, em qualquer lugar. Experimente!" In: Deus no meio da rua

O Atalaia desafia o Paulo Cândido ou quem quer que seja a apresentar um único verso das Escrituras que ensina que a meditação tem qualquer papel no nosso desenvolvimento espiritual. Por outro lado, em Celebração da DisciplinaRichard Foster escreveu:

"Qualquer pessoa capaz de abrir o poder da imaginação pode aprender a meditar."

"Entra-se com muito maior facilidade no mundo interior da meditação pela porta da imaginação. Deixamos hoje de avaliar seu profundo poder. A imaginação é mais forte do que o pensamento conceitual e mais forte do que a vontade."

"Assim como as crianças precisam aprender a pensar com lógica, os adultos necessitam redescobrir a realidade da imaginação." 

O desafio está lançado. Que o Paulo Cândido, o Foster ou qualquer outro teólogo do Movimento da Igreja Emergente apresente textos bíblicos para sustentarem seu misticismo com verniz cristão. O Povo do Advento é e continuará a ser o Povo da Bíblia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário